economia solidária

Feicoop de 2022 vai ocorrer de 14 a 17 de julho

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Durante os últimos três dias aconteceram as atividades presenciais da 27ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). Foram cerca de 200 expositores que retornaram ao Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter e preencheram os corredores com seus produtos, desde artesanatos em tecido e madeira, até alimentos orgânicos produzidos pela agricultura familiar. Os presentes também tiveram a oportunidade de acompanhar diversas atividades formativas sobre economia solidária.

Prefeitura busca R$ 50 milhões para melhorias em diferentes áreas

- Foram quase dois anos bem complicados, para nós que vivemos da agricultura. As feiras estavam bem fracas, bem difíceis, então poder estar aqui, retornar com tudo, é só agradecimentos - comentou Miraci Terezinha Schu, expositora da feira que veio de Agudo com os seus produtos.

Apesar da animação, Miraci também observou que as vendas nesse ano foram menores, ainda que satisfatórias, mas ela acredita que isso acontece porque muitas pessoas ainda estão inseguras em sair de casa, mas salientou que a Feicoop tomou todas as medidas possíveis para garantir a segurança de todos.

Para entrar na feira, era necessário apresentar a carteira de vacinação com pelo menos uma dose contra a Covid-19, além da obrigatoriedade de máscara e da distribuição de álcool em gel para os visitantes. Também havia uma lotação máxima de 1.200 pessoas, contabilizado por um contador digital que monitorava a entrada e saída do público, mantendo a conta exata de quantos visitantes haviam no momento.

Semana começa com dose reforço para profissionais da saúde em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Para 2022, a expectativa é grande. Com o avanço da vacinação no mundo, espera-se que as medidas de segurança sanitária sejam suspensas, possibilitando a presença de expositores e visitantes internacionais na Feicoop que, nesse ano, contou apenas com feirantes do Rio Grande do Sul.

- A ONU definiu como tema maior para o ano que vem, em nível mundial, a economia solidária. Isso não é pouca coisa. Então, com certeza, Santa Maria vai ser bem visitada. Por isso, temos como meta ano que vem fazer a feira mais gigantesca de todos os tempos - Afirmou a Irmã Lourdes Dill, organizadora da feira.

Em 2022, a Feicoop retornará com a sua programação entre os dias 14 e 17 de julho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O que ainda falta fazer para concluir a duplicação da Travessia Urbana

Próximo

Semana será de chuva e alta umidade em Santa Maria

Geral